10.10.10

"Sketchbooks - As Páginas Desconhecidas do Processo Criativo"


"O livro aborda as questões do processo criativo nas artes visuais, amplamente ilustrado com imagens dos cadernos de esboços de 26 artistas contemporâneos brasileiros. Foram selecionados pela sua diversidade de atuação, daí a participação de designers, arquitetos, ilustradores, cartunistas, grafiteiros
e tipógrafos, entre outros.
Sketchbooks” é um projeto inédito no Brasil, resultado de um processo de mais de 18 meses entre a concepção e o produto final, com visitas a ateliês e contato com um riquíssimo e vasto material registrado em cadernos, gerando a difícil tarefa de compilar recortes que refletissem o trabalho e a personalidade artística de cada um do elenco.
Os autores esperam, com este livro, “alimentar e inspirar quem está buscando ou já está percorrendo seu próprio caminho no campo das ideias e quer exercitar sua criatividade nas artes visuais e na vida.”
Segundo Charles Watson, que escreve a introdução: “É possível que nos últimos 10 anos tenham sido publicadas mais antologias sobre desenho e o papel do desenho no pensar que nos 30 anos anteriores. Isso sugere que hoje, em meio à idade digital, o processo de esboçar ainda é fundamental para muitas disciplinas que vão além da arte e do design.
“Sketchbooks” é um raro exemplo no Brasil de uma antologia desse tipo. Num contexto de consumismo desenfreado e constante procura por novos produtos da indústria e do design, é refrescante ver um livro que visa à contemplação dos bastidores das linguagens criativas.”

Artistas participantes:
Alarcão - Alex Hornest - Amanda Grazini - Angeli - Arthur D'Araujo - Bruno Kurru - Carla Ca!é - Cláudio Gil - Eduardo Berliner - Eduardo Recife - Elisa Sassi - Fernanda Guedes - Guto Lacaz - Hiro Kawahara - Kako - Kiko Farkas - Leo Gibran - Lollo - Lourenço Mutarelli - Montalvo - Mulheres Barbadas - Orlando - Rafael Grampá - Roger Cruz - Titi Freak - Yomar Augusto

O lançamento do livro "Sketchbooks - As Páginas Desconhecidas do Processo Criativo", da Editora Pop, será realizado a partir das 19h do dia 28 de outubro de 2010, no Museu da Casa Brasileira. Estão todos convidados!

4 comentários:

Anna Lucia disse...

Eu quero comprar esse livro! Quando estará para vender!
Beijocas"

Lidiane Dutra disse...

Também me interessei (e muito!) pelo livro e gostaria de adquiri-lo. Bela iniciativa, parabéns aos autores!

Fernanda Guedes disse...

Oi, Anna e Lidiane.
Eu ainda não sei aonde o livro será vendido. Por enquanto os editores só me informaram sobre a data de lançamento. Mas entrem no site do livro para ver se conseguem alguma informação extra:
http://sketchbooks.art.br/#
Bjks
F

Unknown disse...

olá,
o livro será vendido no lançamento, dia 28 de outubro - Museu da Casa Brasileira, pelo site após lançamento (29/out) e livraria Cultura a partir de 10 de novembro - R$120,00

esperamos por vcs!
abs,
Cezar de Almeida