31.5.06

Black



É isso aí, dear bloggers, carreguei no preto dessa vez!

Na primeira imagem aparece mais uma das minhas "musas": Luciana Curtis. Adoro o rosto dela assim tão simétrico e, claro!, bonito. Além disso, ela tem braços tão finos e é tão delgada que me passa a imagem de uma dama antiga, uma donzela em perigo. Ela apareceu assim, de perucona, num editorial, se não me engano, da Vogue.

Bjs,
Lady Guedes

30.5.06

Studio Friday - Antique or Old Aged


Here is my submission to this week's Studio Friday Challenge. This book is not really an antique but it is, at least, 40 years old. It was one of my older sister's favourite books. When she died, the book become "orphan" so I "adopted" it as my own.
Its is placed in my studio's bookshelf and I always look at it and wonder if my son will like the poems and illustrations as I did.

28.5.06

Inspire Me Thrusday - Words



This is my submission to Inspire Me Thursday of this week with the theme "Words". I created a flower wich petals are made of two feelings that are very much alike in intensity.

"Inspire me thrusday" é mais um site que semanalmente propõe a artistas um tema, uma técnica, um desafio à criatividade. Esta semana deveríamos fazer arte com palavras, então criei esta flor cujas pétalas são sentimentos muito parecidos em sua intensidade.

27.5.06

Luana Piovani




Há um tempo atrás a assessora da Luana Piovani me escreveu dizendo que ela gostaria de ter uma caricatura feita por mim. Fico muito cismada quando alguém acha que eu faço caricatura e vou explicar meu motivos neste post.

Na minha opinião, caricatura é para quem pode e não para quem quer. Não consigo me ver retratando uma pessoa de forma cômica. Eu acho que isso é para aquelas pessoas geniais, como Al Hirschifield e o Baptistão.

Mas depois que fiz os desenhos da abertura do programa Saia Justa do GNT, todo mundo passou a achar que eu era craque em desenhar os outros, coisa que não sou. Eu acho até que deu certo para a Marisa Orth, Rita Lee, Fernanda Young e Monica Waldvogel. Mas eu fiz aquilo "no susto" com pouco prazo e sem cobrança nenhuma de ninguém, sem me preocupar em agradar a ninguém. Fui muito feliz naquele trabalho e ele me ajudou a aparecer mais e a conseguir outros bons trabalhos, sem dúvida. Mas depois daquilo comecei a receber os pedidos mais absurdos.

Uma vez queriam me contratar para ficar num hotel em Salvador, durante um seminário, sentada num banquinho fazendo caricaturas dos participantes. Só de me imaginar nessa situação minha pele se encaroça inteirinha! Primeiro porque odeio gente olhando enquanto estou desenhando. Sou muito tímida. Eu começo a me encolher, vou sumindo, sumindo... até parar de desenhar pra ver se a pessoa vai embora. Outra coisa: só de imaginar que alguém poderia chegar pra mim e dizer "Ah...não gostei. Não se parece comigo!" já me enfarta! Sou muito sensível a críticas e tenho uma necessidade doentia de agradar o que não dá uma boa combinação cerebral.

Mas depois de explicar que eu não faria uma caricatura e que meu traço havia se modificado bastante desde a época da primeira fase de programa, começamos o trabalho. A Luana é muito bonita e tem no site dela (www.luanapiovani.com.br) fotos maravilhosas. Foi por lá que comecei a me familiarizar com seus traços.

Depois de muitos rascunhos, selecionei três deles para apresentar e, com as observações daqui e dali fomos acertando o rumo. No meio do caminho a Luana corta o cabelo para fazer a peça "O Pequeno Príncipe" e eu pensei: dancei, vou ter que fazer tudo de novo. Não deu outra, mas sabe que ficou mais fácil? Acertei ela melhor com o cabelo curtinho. Depois foi só fazer os traços no computador, colorizar e começar a trabalhar na tela.

Bem, espero que vcs gostem, não é um tutorial, mas é um bom case.


Bjs,
Lady Guedes

26.5.06

Illustration Friday - Cake



The lovely lady holds in her hands something she bought earlier this morning. Her french bulldog, Baguette, is by her side. They are waiting for the right moment to eat all that chocolate-coconut cake and celebrate Baguette's first birthday.

25.5.06

Green Tea



The lovely lady walks the streets of TriBeCa looking for a place to have a cup of green tea and to enjoy her Vogue magazine.
There is a cafe just around the corner. The lovely lady does not know yet, but they have raisin cookies, her favourites.

24.5.06

Lexington Avenue



5pm and someone is late.
The lovely lady sure is not happy about it.
The bubbles of her champagne make a funny noise along with the tic-tac of her watch.
Will she keep on waiting?

23.5.06

No agenda


Next day, 9 am.
The lovely lady leaves her fancy Park Avenue penthouse.
I wish I knew where she is going to.

22.5.06

Day dreaming


Central Park, 4 pm.
It's time for a latte and a cigarette.
The lovely lady sits on a bench with her nice clothes and manners.
What's on her mind right now, I wonder.

19.5.06

Illustration Friday - Sorry


"Oh, I'm so sorry. I didn't mean to make you cry..."

18.5.06

Zoraida again


Talvez vcs se lembrem de um post anterior com esta bela cartomante em que eu prometia mostrá-la colorida muito em breve.

Pois é, estou colorizando esta ilustra nas minhas horas vagas, mas o trabalho está lento porque as horas andam mais lotadas que vagas...

Portando, dear bloggers, paciência! Um dia Zoraida terá uma tenda mística à altura de seus poderes.

Bjs
Lady Guedes

15.5.06

Meine Liebe Frida



Esse desenho é um pouquinho diferente dos que costumo "postar" aqui. Fiz a lápis, coisa rara na minha rotina de desenhadora compulsiva.

Um belo dia ao voltar para casa (estava arrependida por não ter comprado uma camiseta que tinha uma estampa da Frida Kahlo - linda!!! - cheia de paetezinhos), resolvi tentar fazer a minha própria Frida. Peguei um livro bárbaro que tenho (O Diário de Frida Kahlo) e lá encontrei duas fotos que tinham exatamente o que eu precisava: alguns detalhes dos muitos enfeites que ela usava e o tipo de roupa. Fiz uns três esboços antes de chegar a este, que considero a matriz para uma ilustra digital ou talvez até uma tela.

Enfim, mais um desenho que vai para a fila de finalização. Só espero que a fila ande.

Bjs
Lady Guedes

14.5.06

Mademoiselle Chanel


Esta ilustração também é do dia em que meu filho foi operado. Aliás, foi feita logo após o fora que eu dei com a ilustração da fada. Achei melhor voltar para o meu basicão: mulher, chapéu, xícaras de café fumegante, aquela velha peruagem de sempre.

Bjs,
Lady Guedes

12.5.06

Illustration Friday - Angels and Devils


What a difference a couple of years make!

11.5.06

"Casa de ferreiro, espeto de pau"


Meu filho de 5 aninhos fez uma tripla cirurgia ontem: retirou a adenóide, as amídalas e também fimose.

Enquanto se recuperava da anestesia, resolvi fazer um desenho especialmente para a ocasião, com as coisas que (imagino) estão no mundo de fantasia que ele vive na maior parte do tempo. Pensei numa fada que viria ajudá-lo a não sentir dor de garganta, em um arco-íris que deixaria tudo mais colorido, pensei em passarinhos cantando e fui por esse caminho.

Quando ele acordou, mostrei logo o desenho e fui explicando que a fada isso, que o passarinho aquilo, e o girassol e as borboletas... Enfim, fui vendendo o meu peixe. Ao final do meu empolgado discurso ele me disse apenas: "Não gostei".

Gente, isso é ser mãe.

Bjs,
Lady Guedes

9.5.06

Passado, presente e futuro.

Apresento-lhes Madame Zoraida. Passado, presente e futuro estão em sua bola de cristal. Ou nas cartas do tarot... ou na borra de café. Não importa onde esteja a verdade: Madame Zoraida vai encontrar!

Uma coisa engraçada sobre este desenho é que começou com a florzinha que está na faixa da testa dela. Foi crescendo em torno, meio sem que eu soubesse no que ia dar... Acabou tão cativante que resolvi colorir. Talvez amanhã já esteja pronta, daí será um "Antes e Depois" místico.

Bjs,
Lady Guedes

8.5.06

Antes e depois - Revista Marie Claire


Mais uma da séria série "Antes e Depois".
Vou contar uma pequena historinha: cada uma dessas figuras estavam em cadernos separados e foram feitas em épocas diferentes. Semana passada comecei a fazer uma matéria para a revista Marie Claire sobre Numerologia e precisava colocar um casal. Fiz vários desenhos especificamente para isso, mas nada me agradava. Então, resolvi dar uma espiada nos caderninhos antigos para ver se havia algo lá que valesse a pena finalizar ou que me inspirasse. Encontrei a garota primeiro e logo me lembrei do rapaz de capuz e paletó que tinha feito quando estava trabalhando na minha série sobre música. Juntei os dois e gostei do resultado. Me sinto uma casamenteira.
Vejam a matéria completa na edição de junho da revista.

Bjs,
Lady Guedes

6.5.06

Blue Hat




Adoro chapéus. De vez em quando me bate uma onda furiosa e só desenho mulheres com chapéus. No começo do ano passado cheguei até mesmo a pesquisar em sites especializados modelos, cores, acessórios. Fiz uma série de 10 ou 15 telas mais ou menos como a ilustra acima. Isso me ajudou a esquecer os chapéus por um tempo... mas como tudo é cíclico, cá estou eu novamente numa fase Chapeleira Maluca total.


Bjs,
Lady Guedes

5.5.06

Illustration Friday - Fat

4.5.06

She´s got black hair



É isso mesmo: ela tem cabelos pretos.
Mais uma da série "Eu e minhas canetinhas coloridas".

Bjs,
Lady Guedes

3.5.06

Sem muito blá-blá-blá




Na primeira imagem uma de minhas "musas": Carol Trentini, que é uma modelo bem conhecida e que adoro desenhar. Ela é só uma menina, mas tem um rosto fantástico.
Na segunda, uma versão fashion da antiga professorinha? Maybe. Maybe not.
Na terceira, uma viagem ao Cinema Francês. Porque eu gosto mesmo é dos feios...Depardieu, Jean Reno, Belmondo.
Pára-choque de caminhão do dia: "Homem bonito só é bom para tirar foto".

Bjs,
Lady Guedes